terça-feira, 8 de novembro de 2011

O EDUCADOR-GESTOR, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS etapa 6 pedagogia

3ª AA

 

Em relação à formação geral de um pedagogo na atualidade, considerando que é possível perceber outro perfil profissional na sua formação, marque a alternativa que não condiz com as capacidades a serem desenvolvidas na formação do mesmo:

Deverá ser um profissional em constante formação, construção, evolução.
Deverá ser capaz de analisar situações novas e de transformação.
Deverá ser capaz de reavaliar os processos e espaços de aprendizagem.
Resposta CorretaDeverá fazer pouco uso da tecnologia da informação e da comunicação, já que esse profissional irá trabalhar diretamente com as pessoas.
Deverá pensar e agir, tendo como base uma perspectiva mais ampla e integradora dos processos.

Para Libâneo (2004, p.78), são necessárias competências específicas para que um profissional da educação possa participar de uma gestão escolar .
Podemos citar como uma dessas competências :



Desenvolver a capacidade e habilidade de liderança apenas com um grupo de alunos, sendo o gestor o único responsável pela competência das habilidades.
Resposta CorretaDesenvolver a capacidade de interação e comunicação entre si e com os alunos de modo a participar ativamente do grupo de trabalho e promover esse tipo de atividade com os alunos.
Aprender a tomar decisões isoladas sobre os problemas e dilemas da organização escolar e das formas de gestão da sala de aula.
Saber elaborar plano e projeto de ação e, assim, utilizar métodos de pesquisa que atendam apenas o professor em sua prática escolar.
Compreender os processos das inovações organizativas pedagógicas e curriculares como um retrocesso no ensino aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário