Analise o incidente crítico e depois marque as alternativas que são consideradas coerentes na explicação da professora ao pai de Luana. Joana é professora de Língua Portuguesa de uma turma de 2ª série. A professora realizou um trabalho com adivinhas bem interessantes. Utilizou jogos, cartazes, músicas, encenações, brincadeiras para trabalhar a leitura e a escrita. Utilizou as adivinhas para explorar a pontuação e a entonação da voz, no momento da leitura. João, o pai de Luana, foi à escola e reclamou junto à diretora que sua filha estava perdendo tempo na escola, pois as tarefas escritas estavam muito diversificadas e ele não via cópia de textos como ele fazia quando estudava na sua infância. I.( ) Joana ouviu atentamente o pai e depois o convidou para assistir a uma aula para que ele pudesse ver na prática, o prazer dos alunos em aprender. II.( ) A professora explicou ao pai que o trabalho com a língua Portuguesa acontece de maneira contextualizada e diversificada para que os alunos possam sistematizar os estudos prazerosamente. III.( ) Joana disse que a escrita realmente é muito importante para a turma de alunos, desde que tenha significado para eles. IV.( ) A professora argumentou que cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. V.( ) Joana falou ao pai de Luana que cabe ao professor observar os alunos para avaliar quanto tempo e que quantidade de atividades serão necessários para o desenvolvimento das habilidades que a escrita requer. A resposta correta está contida em: | ||
As alternativas I,V,IV. | ||
Apenas as alternativas II e IV. | ||
Todas as alternativas estão coerentes. | ||
As alternativas III, IV,V. | ||
Apenas as alternativas I e II. |
QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:23 | ||
Há várias correntes e muitos estudos referentes ao ensino da Língua Portuguesa, mas ainda continua sendo uma tarefa difícil trabalhar a gramática de modo que atenda às necessidades de aprendizagem do aluno, sem cair no excesso da famosa “gramatiquice”. Pensando nisso, marque as alternativas corretas, levando em consideração a língua em seu uso e reflexão: A.( ) É importante proporcionar ao aluno o contato com o maior número possível de tipos de textos, gerando novas ideias e ampliando a visão de mundo. B.( ) Promover a aquisição de conhecimento das regras gramaticais e saber utilizá-las nas situações que exijam a norma culta, é essencial para a formação do aluno. C.( ) A criança precisa viver a experiência da autoria por meio de produção de textos, leituras de diferentes gêneros textuais, assim, indiretamente, estará trabalhando noções gramaticais. D.( ) Copiar várias vezes a conjugação dos verbos é um ótimo exercício gramatical para aprender a utilizar os verbos, não sendo necessário contextualizá-los. E.( ) A gramática reflexiva incentiva o aluno a gostar de escrever , ler , interpretar, desde que a “nota” em sala de aula seja o ponto de partida para a aprendizagem. Diante disso, a resposta correta está contida em: | ||
D,E,C | ||
E,A,D | ||
A,D,E | ||
C,A,E | ||
A,B,C |
QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:42 | ||
A Linguagem cartográfica constitui um dos recursos mais relevantes para o ensino e a aprendizagem do espaço geográfico. Para desenvolvermos o trabalho com os mapas, nas séries iniciais, é importante compreender: o que é um mapa, como eles são feitos e como a linguagem cartográfica se estrutura. Nessa perspectiva, faz parte do trabalho docente ensinar as crianças: Use (V) para as alternativas verdadeira e (F) para falsas: | ||
fazer o mapa do seu corpo; | ||
representar a sala de aula por meio de desenhos; | ||
observar paisagens e buscar representá-las; | ||
construir maquetes; | ||
ler e escrever. |
QUESTÃO: 4 - TEMPO UTILIZADO: 00:00:27 | ||
Faz parte do trabalho docente do professor de Geografia ensinar as crianças. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. | ||
levar o aluno a observar paisagens; | ||
realizar atividades que propiciem a construção da linguagem cartografia; | ||
resolver situações problemas que envolvam adição e subtração. | ||
propiciar a leitura de imagens; |
QUESTÃO: 5 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:59 | ||
De acordo com os PCNs (BRASIL, 1997, p. 130-131), são objetivos da Geografia para os três primeiros anos do Ensino Fundamental... Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas: | ||
reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer; | ||
conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas utilizando, para tanto, alguns procedimentos básicos; saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral; | ||
reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inserida, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social; | ||
conhecer e comparar a presença da natureza, expressa na paisagem local, com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens; |
PARA AUXILIAR VCS.......... MANDE QUESTÕES....
ResponderExcluirOnde ?
Excluir