Considerando as diferentes circunstâncias em que se dá a aprendizagem, é de fundamental importância que o aluno tenha oportunidade de vivenciar diferentes atividades didáticas e que os procedimentos privilegiem o desenvolvimento do raciocínio crítico, a linguagem, incentivando a investigação, despertando o espírito científico, etc. Para que esse estudo se efetive, é necessário que diversos recursos sejam empregados no desenvolvimento de suas atividades. Nesse sentido, marque a alternativa que exemplifica essa ideia: | ||
As pesquisas de campo não favorecem a aprendizagem, por exigir muito do aluno. | ||
Conhecer museus, parques temáticos e zoológicos pouco contribui para o aprendizado das ciências. | ||
A observação é um recurso nada valioso para aquisição de novos conhecimentos. | ||
A investigação não deve ser utilizada como recurso pedagógico por ser demorada. | ||
As pesquisas de campo, as excursões e as visitas são recursos valiosos para a aprendizagem. |
QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:01 | ||
"O estudo das ciências deve contribuir para que os alunos compreendam melhor o mundo e suas transformações...." Essa ideia nos leva a refletir sobre diversas situações, que cotidianamente vivenciamos e/ou presenciamos, nos diferentes espaços em que vivemos e convivemos. Porém, dentre os inúmeros objetivos que o estudo das ciências pretende, um deve ser o principal. Identifique-o entre as afirmativas a seguir: | ||
Agir de forma responsável em relação ao meio ambiente e aos seus semelhantes. | ||
Atuar em relação à preservação do meio, segundo interesses de um grupo minoritário. | ||
Desrespeitar as questões éticas que estão implícitas nas relações ambientais. | ||
Respeitar a natureza nem sempre é uma atitude ética. | ||
Preocupar-se mais com seu bem viver e menos com a natureza. |
QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:37 | ||
O domínio da gramática não é suficiente para que um usuário da língua tenha o que se chama de competência comunicativa. É importante conhecer e saber usar tanto a variedade coloquial quanto a variedade culta da língua, pois haverá situações em que precisaremos de ambas. Diante disso, assinale as alternativas que contemplam a afirmativa acima: 1. Capacidade do usuário de uma língua saber empregá-la adequadamente nas diversas situações de comunicação em que estiver envolvido como falante, ouvinte, leitor ou escritor. 2. A gramática aplicada a um texto, de maneira contextualizada e não de maneira isolada, é mais interessante para o aluno construir seus conhecimentos. 3. Capacidade qualificativa possibilita aos usuários da língua dizer a que gênero pertence o texto (hq, convite, anúncio,etc) que devem ser bem explorados na sala de aula. 4. Segundo Travaglia (2006), ao trabalhar com a gramática, o professor deve sempre buscar focalizar uma gramática de uso, uma gramática reflexiva, uma teórica e uma gramática normativa. 5. Dominar a gramática é uma ação suficiente para demonstrar a competência comunicativa do sujeito. A resposta correta está contida em: | ||
1,2,3,4 | ||
5,1,2,3 | ||
3,2,1,5 | ||
4,2,1,5 | ||
3,2,5,4 |
QUESTÃO: 4 - TEMPO UTILIZADO: 00:05:13 | ||
"Fazer atividades de gramática isoladas de textos e contextos não garantem um bom desempenho do aluno e nem favorecem a construção do seu conhecimento de maneira efetiva." Diante disso, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 1. As atividades de gramática normativa, descontextualizadas e desconexas, não favorecem a aprendizagem do aluno em relação à Língua Materna. Aprender gramática é refletir sobre o que está sendo trabalhado de maneira significativa. 2. O melhor recurso para aprender gramática é fazer diversas cópias do que está sendo ensinado. 3.Na sala de aula, o professor que trabalha com a Língua Portuguesa, aplica exercícios de gramática de maneira contextualizada e ainda utiliza diferentes linguagens para que o aluno se aproprie do conhecimento. 4. O ensino da Língua Portuguesa deve ser prazeroso e produtivo. Deve estimular o aluno ao gosto pela leitura, a exercitar a autoria por meio de diferentes textos, além de desenvolver o senso crítico. 5. Todo usuário da Língua possui competência gramatical, ou seja, competência linguística, por isso, deve-se aplicar atividades em sala de aula que levem o aluno a refletir e a conhecer a gramática normativa de maneira contextualizada. | ||
F,F,V,V,F | ||
V,F,V,V,V | ||
F,V,F,V,F | ||
V,F,F,F,F | ||
V,V,V,V,V |
QUESTÃO: 5 - TEMPO UTILIZADO: 00:03:32 | ||
No material impresso, o autor coloca que você pode observar na natureza coisas vivas (meio biótico) e não vivas (meio abióticos). Pensando assim, constamos que as crianças, desde muito cedo, são expostas a sistemas de classificação. No entanto, toda classificação advém de um sistema formal ou informal, onde a criança é levada a conhecer diferentes critérios, os quais são fatores importantes no processo da classificação. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo em Verdadeiras (V) ou Falsas (F): | ||
Realizamos classificações baseados em príncípios que conhecemos. | ||
A habilidade de classificar refere-se à realização de agrupamentos. | ||
Análise e síntese são aspectos fundamentais para dominar o processo de classificação. | ||
A habilidade de classificar não é essencial ao estudar os seres vivos. | ||
A observação não contribui para a construção do processo classificatório. |
Obrigada! Existem pessoas que tem o prazer em ajudar....vc é uma delas....valeu!!!!
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