terça-feira, 8 de novembro de 2011

CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL pedagogia etapa 6

1ª AA                               
Com base nos estudos realizados sobre o ensino da História nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas leituras obrigatórias recomendadas em seu material impresso, responda à questão abaixo.
Na construção do conceito de tempo, a criança passa por etapas:

que vão de um "tempo operatório", seguido pelo "tempo intuitivo" até chegar ao "tempo sensório-motor";
que vão de um "tempo sensório-motor", seguido pelo "tempo operatório" até chegar ao "tempo intuitivo" ;
Resposta Corretaque vão de um "tempo sensório-motor", seguido pelo "tempo intuitivo" até chegar ao "tempo operatório";
que vão de um "tempo intuitivo", seguido pelo "tempo sensório-motor" até chegar ao "tempo operatório";
que vão de um "tempo operatório", seguido pelo "tempo sensório-motor" até chegar ao "tempo intuitivo".

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:07:59

O conceito de tempo é muito abstrato e de difícil compreensão para a criança. Portanto, é importante que o professor apresente diferentes desafios, possibilitando à criança vivenciar experiências com relação à ordem ou sucessão, duração, simultaneidade. E que não tente apressar o processo, pois não basta que ela memorize, por exemplo, os nomes dos dias da semana, dos meses, etc, para que tenha construído o conceito de tempo. Podemos citar como exercícios que permitem essa compreensão:

Resposta Corretaquantificação: medidas do tempo (hora, dia, semana, mês, ano, década, século, calendários);
Resposta Corretanoções temporais: ordenação (sequência dos fatos), sucessão, simultaneidade, duração;
Resposta Corretacaracterização de épocas: evolução, comparação, transformação.
Resposta Corretareconstituição do passado pela memória: história de vida, linha do tempo, história oral, documentos, história coletiva;
Resposta Incorretapesquisa em jornais e revistas sobre o mosquito da dengue e suas consequências para a sociedade;
QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:00

Com base nos estudos realizados sobre o ensino da História nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas leituras obrigatórias recomendadas em seu material impresso, assinale (V) para as afirmativas verdadeira e(F) para as afirmativas falsas.
Podemos citar como objetivo de um trabalho voltado para a construção do conceito de grupo social / sociedade, na escola:

Resposta Corretaconstruir um método de compreensão da realidade;
Resposta Corretaconstruir a noção de vida em sociedade;
Resposta Corretaconstruir valores como a fraternidade, a cooperação e a solidariedade;
Resposta Corretaconstruir o mapa de seu corpo.
Resposta Corretaconstruir a noção de identidade individual e do grupo;
QUESTÃO: 4 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:52

Em seus estudos sobre a construção dos conceitos básicos e o ensino da geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental você pôde perceber que:
Saber “ler” o mundo social e desvendar a sua lógica;
conhecer as regras e as leis que regem a organização
e estruturação do espaço, desde o espaço cotidiano da
criança até o espaço-nação – isso tudo significa educar-se
e educar a criança. (PIAGET, 1997, p. 49).
Assim, fazem parte de estratégias que facilitam a construção do conceito de espaço, na escola. Classifique-as em V (verdadeiras) e F (falsas):

Resposta Corretamovimentando-se de um lugar para outro na escola, ou mesmo fora dela e registrando o caminho percorrido e quais os pontos de referência foram utilizados;
Resposta Corretabrincando com espaços tridimensionais (entrar e sair de caixas, construir túneis, maquetes com sucatas etc.);
Resposta Corretadescrevendo ou representando um espaço (desenhando a planta da sala de aula, por exemplo).
Resposta Corretacriando legendas para contar uma história (por exemplo, "Os três porquinhos), utilizando símbolos que representem os diferentes elementos da paisagem (essa atividade prepara a criança para entender, mais tarde, a linguagem representativa nos mapas geográficos);
Resposta Corretabrincando, a criança vai construindo esse conceito. Jogos e brincadeiras que você, professor (a), provavelmente conhece, facilitam a construção do conceito de espaço: Coelhinho na Toca, Caça ao Tesouro etc; brincar com jogos pedagógicos que possibilitem encaixes, construções diversas;
QUESTÃO: 5 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:21

Com base nos estudos realizados sobre o ensino da História nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas leituras obrigatórias recomendadas em seu material impresso, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.
Que atividades o professor poderá desenvolver para atingir os objetivos de um trabalho voltado para a construção do conceito de grupo social / sociedade, na escola:

Resposta Corretaidentificação de regras básicas de convivência nesses grupos (listar, fazer cartazes, comparar, etc.). Construção de novas regras coletivas.
Resposta Corretadesenvolvimento de atividades com fotos da família, dos amigos, dos colegas, de alguma festa familiar ou da escola ( fazer exposições, análises, redações, conversas informais, etc.);
Resposta Corretaelaboração de representações da família, dos parentes, dos colegas, dos vizinhos (desenhos, colagens, construção com sucata, fantoches); narração de histórias a partir desse material;
Resposta Incorretaconstrução de maquetes como forma de expressão artística;
Resposta Corretatrabalho com documento de identidade: certidão de nascimento, escrever a sua história a partir das informações oferecidas pelo documento; escrever a história do grupo a partir das semelhanças e diferenças encontradas;


Nenhum comentário:

Postar um comentário