terça-feira, 8 de novembro de 2011

CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL uniube pedagogia etapa 6

2ª ACQA
Os conteúdos clássicos continuam sendo os referenciais do sistema educacional. A escola trabalha estes conteúdos (Matemática, História, Química, Física, Biologia, Línguas, etc.) com o objetivo de integrá-los aos temas transversais.
Quais são as possibilidades de conhecimento proporcionadas por um professor que trabalha estrategicamente os conteúdos clássicos e, ao mesmo tempo, os temas transversais em suas aulas?

RESPOSTA DO ALUNO:
o professor proporciona ao aluno uma visão diferenciada sobre um mesmo tema, ou seja, o aluno faz novas interpretações da realidade. o aprendizado se dá pela interação professor/aluno/conhecimento, onde o professor estabelece um elo entre o conhecimento prévio do aluno e a visão cientifica atua, com isto o aluno reelabora sua percepção que tinha do mundo através do contato com a visão trazida pelo conhecimento cientifico.


CORREÇÃO DO PROFESSOR
PONTUAÇÃO RECEBIDA: 95%


A educação é a arte de ensinar às pessoas, os conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para sobreviver, viver e conviver em sociedade, valorizando o aprender como um instrumento contínuo para o exercício de uma cidadania competente,
participativa e consciente.
Um professor, ao elaborar uma aula de ciências, deve ter bem claros os objetivos que pretende alcançar, bem como os procedimentos didáticos metodógicos mais adequados para que seus alunos alcancem os objetivos propostos.
Numa perspectiva Construtivista, qual seria o papel desse professor no processo ensino e aprendizagem dos alunos e que tipo de estratégia ele buscaria ao preparar suas aulas?

RESPOSTA DO ALUNO:
O professor será o mediador no processo de ensino aprendizagem. Ele deverá propor ao aluno situações questionáveis, ou seja, o professor criará uma situação problema que seja capaz de ser interpretada pelo aluno, que o estimule e motive a construir uma resposta. No caso de ensinar ciências aos alunos é importante que se selecione situações em que os alunos consigam associar ao seu contexto familiar ou que sejam instigantes para que a solução da resposta, seja uma conquista, onde o aluno consiga compreender a natureza que o envolve. Ao ensinarmos Ciências transferimos ao estudante a necessidade de contribuir para o bem da sociedade, devemos nos pautar em princípios éticos e morais, para que o aluno amplie sua participação social. Fazer com que o aluno desenvolva uma postura crítica que privilegie e estimule o raciocínio, e que tenha a capacidade de análise, de julgamento e de reflexão , em fim , de todas as habilidades necessárias à formação do cidadão atuante, integro, responsável e coerente.


CORREÇÃO DO PROFESSOR
PONTUAÇÃO RECEBIDA: 100%


Nenhum comentário:

Postar um comentário