QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:16:56 | ||
Com ba As exigências da sociedade e as mudanças que ocorreram no processo educativo provocaram uma mudança nos paradigmas educacionais. Com o ensino de Historia isso não é diferente. Para que esse conteúdo contribua para a construção do aluno como ser autônomo e a educação se torne um instrumento para formação do cidadão, o professor necessita propiciar ao aluno um conhecimento da realidade social de forma critica e construtiva. Enumere duas formas que o professor poderá utilizar para concretização desse objetivo. | ||
RESPOSTA DO ALUNO: É preciso que o professorplaneje atividades que permtam a identiicação dos grupos sociais a que o aluno pertence; possibilitar a percepção das diferençase afinidades das pessoasdentro dos diferentes grupos sociais; atividades que levem o aluno a compreensão da vida em sociedade e das relações sociais. |
QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:10:40 | ||
Em seus estudos sobre a construção dos conceitos básicos e o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, você compreendeu que a escola precisa possibilitar à criança a compreensão do que é a vida em sociedade e como se dá a ação dos grupos sociais no tempo e no espaço. Redija um parágrafo, destacando como o educador pode possibilitar, ao educando, a construção do conceito de espaço. | ||
RESPOSTA DO ALUNO: Para que o educador possibilite ao educando a construção do conceito de espaço é preciso que a criança vivencie situações em que ela utilize relações como saber localizar-se, orientar-se e expressar-se graficamente, isto é ela deverá saber traçar no papel um trajeto que faz de um ponto ao outro. Analisar espaços sociais, compreender que esses espaços foram construídos e também destruídos pelo homem. O professor pode facilitar a construção desse conceito de espaço, através de jogos e brincadeiras que facilitem a construção do conceito de espaço como; coelhinho sai da toca, caça ao tesouro, etc. Utilizar jogos pedagógicos que se encaixem em vários tipos de construções. Utilização de espaços tridimensionais tais como: entrar e sair de caixas, construção de túneis, etc. Criar legendas para contar estórias. Propor passeios para o estudo do meio, registrando o caminho percorrido e quais são os pontos de referência. Desenhar ou representar um espaço seja da sala de aula ou de outro lugar conhecido. Trabalhar com mapas e representações cartográficas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário