terça-feira, 8 de novembro de 2011

3ª ACQA                               
Com base nos estudos realizados sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, leia o trecho a seguir e elabore um parágrafo contendo seu entendimento sobre ele:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais “(...) a geografia contribui para que se compreenda como se estabelecem as relações locais com as universais, como o contexto mais próximo contém e está contido em um contexto mais amplo e quais as possibilidades e implicações que essas dimensões possuem.”



A noção de espaço geográfico é mais ampla, ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem. Para a geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre pessoas (sociais, econômicas, políticas etc.). A relação entre pessoa e natureza é chamada de espaço geográfico.

O espaço geográfico vem sendo organizado pelas sociedades em diferentes condições, históricas demanda esforço para compreender a formação e transformação. Ao estudarmos o espaço geográfico compreendemos também a sociedade que a desenvolve, a organização espacial de uma sala de aula da escola, como são distribuídos os objetos, a forma como é distribuídos os objetos, os espaços distribuídos pelas pessoas, as diferenças entre espaços de alunos e de professores.

Com alunos do ensino fundamental, o espaço em que são estabelecidas nas relações cotidianas. O professor tem a necessidade de adequar o encaminhamento metodológico coma realidade e diversidade, alcançado melhores resultados, a formação e seus conceitos.

A geografia tem por objetivo alfabetizar o aluno. Esse é o papel na educação, a alfabetização faz do espaço um objeto de conhecimento. E é considerado como uma das disciplinas mais antigas e era conhecida no começo da história natural. Sempre interessados em descobrir novos territórios para o domínio e atuação comercial, e era necessário que conhecessem o habitante físico. Os gregos deixavam escritos para as futuras gerações suas vivencias geográficas.
CORREÇÃO DO PROFESSOR
PONTUAÇÃO RECEBIDA: 100%                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário